Press News & Events

Agrupamento Nuno Santa Maria: Maria Matilde Sá é a vencedora da XXI edição do Prémio Traduzir 2024

Sexta-feira, Junho 21, 2024 - 01:00
Cidade de Tomar

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) promoveu uma vez mais uma edição do prémio de tradução “Traduzir” para o ensino secundário, que “reconhece as melhores traduções para língua portuguesa a partir de textos de língua inglesa, alemã, francesa ou espanhola”.

O Prémio “Traduzir” tem o intuito de “dar visibilidade e dignificar a atividade da tradução”, bem como “estimular o gosto dos estudantes por idiomas estrangeiros”. O concurso destina-se exclusivamente a alunos do 11.° e 12." anos. Este ano, dez alunos da ESSMO realizaram a prova de Língua Inglesa e um a de Língua Alemã no dia 8 de março.

Após reunião, o júri, composto pela Prof.ª Doutora Ana Matoso (tradutora literária e docente na Faculdade de Ciências Humanas), o Prof. Doutor Jorge Vaz de Carvalho (tradutor literário e docente na Faculdade de Ciências Humanas), a Prof.ª Doutora Rita Bueno Maia (tradutora literária, docente na Faculdade de Ciências Humanas e investigadora em Estudos de Tradução), a Dr.ª Eugénia Antunes (tradutora literária) e o Dr. Paulo Rêgo (tradutor literário), deliberou atribuir o primeiro lugar da edição do Prémio Traduzir 2024, Língua Inglesa, a Maria Matilde Sá, aluna do 12.° ano da ESSMO, do Agrupamento Nuno Santa Maria.

A sessão de entrega do prémio terá lugar no dia 30 de setembro, às 14h30, na Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Lisboa). Para essa cerimónia estão convidados todos os alunos e docentes que participaram neste concurso.

Notícia na íntegra, aqui.