Press News & Events

Universidade Católica debate Media e Propaganda durante quatro dias

Quarta, Janeiro 4, 2023 - 11:12
Publicação
Meios e Publicidade

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa recebe, entre os dias 4 e 7 de janeiro, a terceira edição da Lisbon Winter School for the Study of Communication, onde vai estar em debate o tema “Media e Propaganda” e os seus impactos na sociedade.

O evento, que reúne anualmente académicos e alunos de doutoramento, conta com a presença de oradores de universidades a nível mundial. Entre eles, vai estar Nina L. Khrushcheva, neta do ex-líder da URSS, que vai falar sobre propaganda na Rússia, após declarações contra a guerra na Ucrânia e o regime de Putin.

De acordo com Nelson Ribeiro, diretor da FCH-Católica, “a invasão da Ucrânia voltou a mostrar a centralidade da propaganda, para justificar atos de violência e para mobilizar as pessoas para a guerra. No caso da Rússia, o regime de Vladimir Putin investe há décadas na criação de uma realidade alternativa, o que lhe permite justificar o conflito militar e as atrocidades cometidas na Ucrânia junto de determinados segmentos da sociedade russa. Paralelamente, a desinformação que circula online nos media sociais, produzida por agentes políticos e económicos, torna também urgente a reflexão sobre a influência que as novas formas de propaganda exercem nas escolhas que os cidadãos fazem no seu dia-a-dia.”

Ao longo de quatro dias, os especialistas irão debater a história da propaganda em contexto de guerra e a forma como o cérebro é influenciado por informações falsas. Vão partilhar a sua visão sobre temas relacionados com a influência das tecnologias, desde o papel da manipulação de motores de busca em resultados políticos, ou da influência da Inteligência Artificial nos media e tecnologias.

No evento, serão, também, realçados os impactos que as fake news podem ter na memória.

A Lisbon Winter School for the Study of Communication, evento que vai já na terceira edição, terá lugar na Universidade Católica Portuguesa e no Centro Cultural de Belém.

Ler a notícia no Meios&Publicidade aqui.