Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens - B-learning

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt
Telefone: (+351) 217 214 060

4.ª EDIÇÃO (a decorrer)
Início: 6 de janeiro de 2022

5.ª EDIÇÃO
12 de janeiro de 2023

Candidaturas:
1.ª fase: até 18 de novembro de 2022
2.ª fase: 19 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023

Horário:
6.ªs feiras - 18h00 às 21h00
sábados - 10h00 às 13h00

Calendário 4.ª Edição

Duração do Programa:
145 horas (12 horas presenciais + 133 horas online)

DOWNLOAD BROCHURA

Descrição do Programa

A promoção dos direitos e a proteção de crianças e jovens é uma tarefa que, por imperativo ético e legal, compete concomitantemente ao Estado, sociedade civil organizada e aos cidadãos em geral.

A Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens é um programa multi e interdisciplinar que apresenta uma abordagem integradora dos vários níveis de intervenção, da pirâmide da subsidiariedade :

1. Entidades com competência em matéria de infância e juventude, como: centros de saúde, escolas, entidades policiais, autarquias, IPSS, etc.;
  2. Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ);
  3. Tribunais – aos quais corresponde um conjunto de competências ou responsabilidades específicas, que devem ser constantemente atualizadas à medida que também a legislação vai sendo alterada, como tem acontecido nos últimos anos;

Neste sentido, são abordadas as especificidades, os desafios e os modelos de intervenção mais adequados associados às medidas de promoção e de proteção de crianças e jovens em risco em contextos familiares ou em regime de colocação (Acolhimento Familiar, Acolhimento Residencial, Adoção).

Com esta formação pretende-se promover competências, transversais aos diferentes níveis e tipos de intervenção, tais como: gestão emocional e profissional; trabalho em rede;  elaboração e interpretação de relatórios; ou planeamento e avaliação das intervenções - competência essencial para os profissionais que trabalham na área da promoção e proteção de crianças e jovens.

É ministrada em regime de B-learning, decorrendo apenas 12 horas em regime presencial (no início e no fim do curso) e 133 horas em regime online, perfazendo um total de 145 horas letivas.

Testemunho

Nuno Ribeiro Pinto

Psicólogo Educacional
"Esta pós-graduação foi a decisão mais acertada. Revelou-se uma formação bastante completa que aborda de forma muito pertinente todas as áreas do Sistema de promoção e proteção (...) Para além da formação em si, poder conhecer outros profissionais, professores e alunos a trabalhar na área e poder partilhar as diferentes experiências enriqueceu em muito toda a formação."