O objetivo desta unidade curricular é ajudar os alunos a compreender o que é a linguagem como realidade eventualmente universal e como realidade humana; a linguagem como antropo-onto-poiética; o ser humano como um ser de linguagem; linguagem e lógica; linguagem e ontologia; linguagem e absoluto do sentido; a linguagem como construtora lógica do mundo.
Os alunos devem, no fim do semestre, poder elaborar uma tese própria acerca do que consideram ser a linguagem.
Os alunos devem, no fim do semestre, poder elaborar uma tese própria acerca do que consideram ser a linguagem.