Novo livro: The Wireless World - Global Histories of International Radio Broadcasting

Segunda-feira, Outubro 10, 2022 - 11:26

 

A obra agora publicada pela Oxford University Press propõe uma nova abordagem para o estudo das emissões radiofónicas internacionais e para a história da rádio, em geral. São analisados contextos históricos de emissão de longa distância e sem fios, de cariz global e transnacional, numa combinação de perspetivas afetas aos campos da história internacional, da história dos media e da cultura, da história da tecnologia e dos estudos do som.

O investigador do CECC, Nelson Ribeiro, é um dos co-autores desta obra, que resulta de mais de cinco anos de colaboração. Unindo o seu conhecimento sobre um vasto conjunto de países, línguas e arquivos, os co-autores dão a conhecer o modo como as emissoras e os estados usaram a transmissão radiofónica internacional enquanto ferramenta de comunicação e de persuasão além-fronteiras. Tornam igualmente claro que, ao atribuírem maior destaque às audiências, aos programas e aos registos sonoros, os historiadores podem contribuir significativamente para a análise das sociedades e das culturas, em termos históricos.

Sob a ideia de um "mundo sem fios" e de um globo conectado, tanto na imaginação como na realidade, e pela rádio, em particular, o estudo revela importantes continuidades e transformações no decurso das emissões radiofónicas a nível internacional.