A Faculdade de Ciências Humanas e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) acabam de assinar um protocolo de cooperação nos domínios da formação e desenvolvimento de projetos e atividades científicas nas áreas das Ciências da Comunicação e da Psicologia.
No que à componente da formação diz respeito, o protocolo permitirá a criação de cursos de formação avançada e pós-graduações em áreas de interesse comuns bem como a participação de quadros do INSA como especialistas em unidades curriculares da FCH. Com início em setembro de 2019, a Pós-Graduação em Comunicação em Saúde Pública é um exemplo concreto que vem beneficiar desta parceria.
No âmbito do protocolo, ficou ainda acertada a colaboração entre as duas instituições para a realização de estágios e dissertações, por parte dos alunos da FCH, especialmente dos Mestrados em Ciências da Comunicação e em Psicologia do Bem-Estar e Promoção da Saúde.
Por fim, o protocolo abrange ainda a criação conjunta de atividades de comunicação de ciência e de comunicação em saúde, seminários e projetos de investigação em articulação entre o INSA e os centros de investigação da FCH, particularmente o Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W) e o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC).
“A assinatura deste protocolo insere-se na estratégia da faculdade de estreitar a colaboração com entidades públicas e organizações empresariais. O protocolo irá permitir uma colaboração mais próxima entre a FCH e o INSA que em muito beneficiará os alunos da faculdade. Paralelamente, os nossos investigadores e alunos de mestrado e doutoramento irão desenvolver projectos de investigação em áreas de intervenção do INSA." sublinha o Professor Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.