Dzifa Peters, artista visual alemã-ganesa e alumna do Doutoramento em Estudos de Cultura, é a vencedora do Prémio “Thinking Photography” atribuído pela Deutsche Boerse Photography Foundation, no âmbito da Paris Photo, a mais prestigiada mostra mundial de fotografia.
"É uma verdadeira honra receber o prémio “Thinking Photography” em reconhecimento da minha tese de doutoramento, Tropes of Polarity: Visual Representation and Afrodiasporic Identities", assinala Dzifa. "Estou profundamente grata à Deutsche Börse Photography Foundation e à Sociedade Alemã de Fotografia (DGPh) por este reconhecimento. Os meus sinceros agradecimentos à minha orientadora, a Professora Isabel Capeloa Gil, e ao meu coorientador, o professor adjunto Dr. Michael Basseler, cuja orientação atenciosa e apoio intelectual inabalável moldaram esta investigação de forma profunda", refere, emocionada, a artista. "Acima de tudo, tenho uma grande dívida para com os artistas e académicos cujas ideias e trabalho criativo inspiraram este projeto desde o início", acrescenta.
A Fundação Deutsche Börse Photography e a Sociedade Alemã de Fotografia (DGPh) vão apresentar conjuntamente os prémios "Thinking Photography" e "Writing Photography" durante a cerimónia de entrega de prémios a 14 de novembro de 2025 no Goethe-Institut em Paris. Neste dia, Dzifa Peters apresentará a sua investigação numa conversa com Lucia Halder, curadora e diretora da coleção de fotografia do Museu Rautenstrauch-Joest, em Colónia, Alemanha.
Retratos de testemunhas contemporâneas do movimento de independência no Gana são embalados para arquivo. Dzifa Peters em colaboração com Josef Zky, do projeto “Being a guest” (2015-presente), C-print, cortesia dos artistas.