Comunicação Oral

12h / Português

A utilização da voz humana, pessoal, singular, peculiar, afectiva, confere poder à palavra e gera uma relação de envolvimento com o ouvinte que o conduz a estados de apreensão cognitiva e reflexão consciente que se revelam construtores de significação.

O poder expressivo da oralidade favorece a intenção comunicativa que persegue as metas da organização e a e obtenção de eficácia. A sua proeminência permite integrar e harmonizar os discursos semântico e estético, marcando o ambiente, atraindo os diversos públicos para a concretização plena do processo de comunicação.

Neste módulo teórico-prático pretende-se abordar a comunicação oral na sua génese e fundamentos, explorando as formas em que é determinante para a concretização dos objectivos das organizações.

Docentes

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa). Investigador na área dos Estudos dos Media no âmbito da comunicação…
Doutorada em Estudos dos Media e do Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2019. Mestre em Museologia e…