Ana Mineiro é Agregada em Linguagem e Cognição pela Universidade Católica Portuguesa, Doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa e pós-doutorada em Neurolinguística e em Linguística Aplicada às Línguas Gestuais pela Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Professora Associada com Agregação da Universidade Católica Portuguesa onde é investigadora sénior, é investigadora principal em vários projetos científicos e de desenvolvimento financiados e ganhos em concursos públicos competitivos, reunindo numerosas publicações científicas onde se destaca, nos últimos anos, uma ênfase na investigação em língua gestual, numa perspetiva neurolinguística, cognitiva e linguística. Dirige o Laboratório de Linguagem, Línguas Gestuais e Surdez no CIIS (Lang_Lab) e coordenou a Licenciatura e o Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos e formações avançadas na área da Surdez e da Língua Gestual. Coordena atualmente o Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem na Universidade Católica Portuguesa. Orientou e co-orientou dezenas de Mestrados,  Doutoramentos e pós Doutoramentos e participou enquanto especialista em várias comissões de avaliação nacionais e internacionais sendo membro perito da A3ES e do IAVE. Tem feito parte do júri de dezenas de teses de doutoramento e provas de qualificação tanto em Portugal em Universidades Públicas com

o no estrangeiro. Foi professora visitante em Universidades Estrangeiras. É membro da Comissão de Ética para a Saúde na Universidade Católica Portuguesa. É poliglota e bilingue precoce, com um nível elementar em Língua Gestual Portuguesa.