A Faculdade de Ciências Humanas continua a fortalecer a sua oferta académica no que diz respeito ao segundo ciclo de estudos. No ano letivo 2024/2025, apresenta um novo programa de Mestrado, Psychology and Environmental Sustainability, num contexto de crescente interesse e relevância social e académica da Psicologia como resposta à emergência climática global.
Este programa, especialmente direcionado para a formação de psicólogos e outros profissionais que atuam nesta área, tem como objetivo prepará-los de forma ativa. Pretende que contribuam, nas suas áreas de trabalho e em diversos contextos de atividade, para a conceção e teste de intervenções que promovam a mudança de comportamentos e/ou políticas em prol da sustentabilidade ambiental.
Adicionalmente, o programa de Mestrado em Psicologia do Bem-estar e Promoção da Saúde será expandido para incluir duas especializações: Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Saúde Pública.
A especialização em Psicologia Clínica é de acesso exclusivo a detentores de um primeiro ciclo de estudos em Psicologia, focando-se na promoção de conhecimentos e competências de avaliação e intervenção psicológica com diversas populações e em contextos clínicos e de saúde variados.
Por sua vez, a especialização em Psicologia da Saúde Pública centra-se na aplicação dos conceitos e modelos teóricos da Psicologia da Saúde e das Ciências do Comportamento. O seu propósito é potenciar a adoção e implementação de medidas de prevenção da doença, bem como a proteção e promoção da saúde, com base na melhor evidência científica disponível. Estas medidas visam alcançar ganhos individuais e coletivos em saúde.
As candidaturas para os programas de mestrado iniciarão no dia 15 de janeiro. Para mais informações, incluindo o plano curricular e detalhes adicionais, consulte os programas de Mestrado aqui.