A Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA) é um dos cursos fundadores da Faculdade de Ciências Humanas e o curso com uma das maiores taxas de empregabilidade da área (dados oficiais da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência).
Pioneiro na oferta universitária desta área, o curso de LEA tem vocação transdisciplinar internacional nas três variantes que oferece (Relações Empresariais, Tradução e Português Línguas Estrangeira).
É inovador e atual no entendimento de que um mercado de trabalho complexo exige profissionais com respostas multidisciplinares e rigorosas, baseadas numa sólida formação científica e ética.
É dinâmico e desafiante ao apresentar metodologias inovadoras que estimulam a participação ativa dos estudantes e que integram modelos de Aprendizagem-Serviço, colaboração inter-turmas e projetos extra-muros. A obtenção do Selo Europeu para as Línguas 2022 pela Faculdade de Ciências Humanas reflete esta constante inovação.
Agregando saberes de Faculdades diferentes, o currículo multidisciplinar do curso assenta em três pilares fundamentais:
- Aprendizagem de línguas e dos seus quadros interculturais complexos;
- Reflexão teórica sobre contextos culturais, jurídicos e económicos numa sociedade crescentemente globalizada;
- Saber de cariz funcional que orienta os estudantes para os diversos contextos laborais diversificados (geográfica e culturalmente) em que desenvolverão uma prática profissional especializada.
Porquê escolher Português Língua Estrangeira?
Esta especialização vem preencher uma lacuna ao nível da oferta universitária de 1.º ciclo que não contempla a formação em português como língua estrangeira.
Trata-se de uma especialização centrada na aprendizagem alargada e rigorosa da língua como fenómeno cultural que atravessa fronteiras, assumindo-se o português, por razões históricas e presentes, como língua de encontro entre realidades e geografias distintas, tanto ao nível das trocas culturais (linguísticas, literárias, artísticas, comportamentais, etc.) como ao nível dos negócios e das relações internacionais.