Inês Espada Vieira

Professor Auxiliar

Inês Espada Vieira (Lisboa, 1975) é licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade Católica Portuguesa (1998), obteve o grau de mestre em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa (2004) e doutorou-se Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa (2010). Leciona na Faculdade de Ciências Humanas desde o ano letivo de 2000/2001. De 2011 a 2016 coordenou a Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas. De 2012 a 2016 foi vogal da Direção da Faculdade. É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, integrada no grupo de investigação Media Narratives and Cultural Memory. É membro do conselho assessor da revista Artes del Ensayo. Foi a coordenadora executiva da presença de Portugal como país convidado na feira do livro de Espanha, LIBER, em Barcelona, 2002. Tem publicado artigos sobre literatura e cultura portuguesa e espanhola. Como tradutora, além de artigos académicos e de divulgação cultural publicados em português e em espanhol, traduziu romance e ensaio, destacando-se de A. Pascual, O Haiku das Palavras Perdidas (Gradiva, 2011), de E. Salavisa, Diários de Viagem 2, Desenhadores-viajantes [Edição bilingue, português e espanhol] (Quimera, 2014) e de Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, Corrupção e pecado seguido de Sobre a acusação de si mesmo (Gradiva, 2014).

Capítulo de Livro

Voices, Whispers and Silence: Translating Defeat and Building Memories of the Spanish Civil War and Francoism

Inês Espada Vieira 2019. New Approaches to Translation, Conflict and Memory

Entrevista a Jordi Gracia

Inês Espada Vieira (with Gracia, Jordi). 2015.

A Falange intelectual: a Falange excepcional

Inês Espada Vieira (with Vieira, Inês Espada). 2013.

Intelectuais, modernidade e memória

INTELLECTUAL TOPOGRAPHIES AND THE MAKING OF CITIZENSHIP

Gonzalo Torrente Ballester: Memory of an Uncomformist

Outras

Memória do tempo e dos textos : os artigos de Gonzalo Torrente Ballester na imprensa : 1927-1940

Inês Espada Vieira (with Vieira, Inês Espada). 2010.
Outras

How Do We Measure Disaster? How Do We Ensure Security? The 2011 Lorca Earthquake in the Media

Inês Espada Vieira (with Inês Espada Vieira). Hazardous Future