Gestão das Organizações

5 ECTs / Semestral / Português

Esta disciplina serve como espaço de "Introdução à gestão": um relance de temas básicos se bem que estruturantes que possibilita aos alunos ganhar alguma maturidade acrescida perante a sua transição – se não de todos, seguramente da maioria – para a vida profissional em contexto organizacional. Os conteúdos programáticos ajudarão o aluno a pensar a organização, a pensar-se a si próprio como membro desta, e a pensar a gestão como mosaico de práticas pessoais, entrecruzando pensamento e acção, reflexão e operacionalização, decisões e implementação. Objectivos pedagógicos: Adquirir uma perspectiva integrada, conceptual e empírica, da gestão de organizações. Compreender a realidade humana d(n)as organizações. Estimular a consciência de si-próprio como pessoa que trabalha(rá) em ambientes organizacionais (saber ser). Enriquecer os projectos profissionais dos alunos, dotando estes de consciência organizacional (saber agir). Competências a desenvolver: Saber referenciar os componentes e factores básicos da gestão das organizações. Saber reconhecer a complexidade da realidade humana das organizações. Saber identificar e valorizar práticas de liderança da organização. Saber propor o raciocínio conceptual básico de marketing.

Professor Auxiliar
Professor Auxiliar convidado da Fcauldade de Ciências Humanas (FCH), com docência nos 1º e 2º ciclos, bem como em Formações Avançadas e Pós-Graduações…