Ficção Televisiva: teoria e prática

5 ECTs / Semestral / Português

Esta disciplina tem como objetivo promover o conhecimento fundamentado do principal conteúdo da televisão portuguesa desde a ideia ao consumo; Situar, historicamente, a evolução das práticas, técnicas e estratégias de produção de produtos ficcionais televisivos; Perceber os mecanismos de medição e de estudo de produção e receção das narrativas ficcionais televisivas (domésticas e internacionais); Conhecer os movimentos de circulação e venda nos principais mercados: nacional, Estados Unidos, América Latina. Compreender o impacto social, cultural, político e económico dos produtos de ficção televisivos. Desenvolver um olhar crítico sobre as expressões mediáticas de ficção na televisão e outros aparatos tecnológicos. Desenvolver a capacidade de produção de conhecimento.

Professor Auxiliar
Pós-Doutorada em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2015) e Doutorada na mesma área, com a tese "A…