Avaliação Psicológica em Saúde

5 ECTs / Semestral / Português

Esta disciplina tem como objetivo dar a conhecer e compreender os aspetos específicos da avaliação psicológica em contextos de saúde. Identificar alvos e domínios a avaliar em situações e contextos específicos e selecionar metodologias e instrumentos adequados. Realizar entrevistas clinicas dirigidas a finalidades diversas. Compreender o papel dos instrumentos de rastreio, conhecer as suas características, interpretar resultados e sugerir medidas subsequentes. Compreender o enquadramento dos conceitos associados ao bem-estar positivo e sugerir indicadores e instrumentos de avaliação. Conhecer os domínios, indicadores e alguns instrumentos para a avaliação de diferentes situações e contextos relevantes em Psicologia da Saúde. Aplicar alguns instrumentos e derivar e analisar os resultados. Analisar dados de avaliação com vista à formulação de caso e planeamento da intervenção. Elaborar relatórios psicológicos.

Professor Auxiliar
Ana Rita Goes é licenciada e doutorada em Psicologia (nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde), pela Universidade de Lisboa. É também Mestre em…
Professor Auxiliar
Professora Auxiliar Convidada