Dia 28 de janeiro, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, será apresentado o livro Caldevilla: O Criador da Publicidade Moderna em Portugal, escrito pelo professor da Faculdade de Ciências Humanas, Eduardo Cintra Torres, e por Pedro Almeida Leitão.
A apresentação do livro está a cargo de Jorge Sobrado, Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, e de Vasco Ribeiro, professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Sinopse
Raul de Caldevilla, nascido no Porto em 1876, é uma figura central, e durante décadas esquecida, da história cultural portuguesa. Diplomata e agente comercial nos primeiros anos da sua vida profissional, fundou em 1914 o ETP – Escritório Técnico de Publicidade, a primeira agência de publicidade de serviço completo em Portugal. A partir desta estrutura inovadora, Caldevilla deixou um contributo ímpar para o património nacional, atuando em múltiplos domínios: do anúncio ao cartaz, da publicidade exterior ao cinema.
Resultado de quase seis anos de investigação, esta biografia exaustiva, a completar em 2026 com um volume ilustrado, publica-se por ocasião do 150.º aniversário do nascimento e do 75.º aniversário da morte de Caldevilla, o homem a quem, pela primeira vez em Portugal, se chamou publicitário. A obra resgata-o do esquecimento e recoloca-o na história do Porto e de Portugal como criador da publicidade moderna e da primeira agência publicitária moderna no país, alargando igualmente o conhecimento sobre o seu trabalho pioneiro no cinema nacional e revelando inúmeros aspetos inéditos da sua atividade criativa e empresarial.