Comunicar de forma eficaz é fundamental se o objetivo é influenciar um determinado público-alvo – empresa, instituição, ator político ou demais stakeholders – face a certo tema ou agenda que se pretende defender/promover, procurando: 1. levar esse público-alvo a conhecer e a ponderar os argumentos expostos na defesa/promoção do tema em discussão; 2. levar esse público-alvo a adotar um determinado comportamento ou tomada de posição favorável a esse tema; 3. e assim, com base na disponibilização de informação e conhecimento sobre o tema, participar e contribuir, de forma legítima, para um processo de tomada de decisão - política, legislativa, administrativa ou empresarial – de forma aberta, transparente, responsável e passível de responsabilização. Será objetivo deste módulo facultar aos alunos os conhecimentos necessários à atuação dentro deste racional, que se aplica transversalmente a um conjunto de áreas normalmente designadas como diplomacia pública, diplomacia corporativa, inteligência económica ou competitiva e political business intelligence. Um racional de atuação vital para a tomada de decisões, para o planeamento estratégico e para a gestão dos assuntos públicos e do lobbying.
Comunicação, Influência e Accountability
6h / Português