Ética e Deontologia da Comunicação

5 ECTS / Semestral / Português

Esta disciplina tem como objetivo introduzir os alunos nos problemas contemporâneos da ética e da ética da comunicação. Dominar com inteligência dos problemas e espírito crítico os temas, textos e posições filosóficas no quadro das teorias éticas.

Compreender os princípios e as várias dimensões da deontologia. Saber responder aos desafios deontológicos que se colocam na prática quotidiana da comunicação, em particular no jornalismo, na publicidade e nas relações públicas. Conhecer e analisar casos paradigmáticos nacionais e internacionais. Aplicar normas deontológicas em casos concretos.

Docentes

Professor Auxiliar
Doutorada em Media Digitais no programa da Universidade do Texas em Austin / Portugal Colab, é desde 2020 professora auxiliar convidada na Universidade…
Assistente
Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e detentor…
Professor Auxiliar
Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). É Licenciado em Filosofia, Pós-graduado em Educação para a…