Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Comunicação, Cinema e Televisão pela Universidade Católica de Lisboa, e doutorando em Ciências da Comunicação pelo ISCTE. Desde 2007 exerce funções como Diretor de Conteúdos da produtora SP Televisão e em 2022 passou a assumir simultaneamente o cargo de Diretor de Conteúdos da SPi. É professor da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e da Universidade Católica de Lisboa.
Tem escrito para cinema e televisão, sendo de sua autoria cerca de 40 títulos, entre curtas e longas-metragens, minisséries, séries e telenovelas. As suas obras têm estado presentes nos principais festivais internacionais. Em 2011 venceu o prémio especial do júri com a série “Cidade Despida”, no International Festival of Detective Films And Television Programs, em Moscovo, e um Emmy na categoria de Melhor Telenovela Internacional com “Laços de Sangue”, atribuído pela Academy of Television Arts & Sciences. Em 2013 foi nomeado para os prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, na categoria de Melhor Argumento Original com a longa-metragem “Assim Assim” e no mesmo ano a curta-metragem “O dia mais feliz da tua vida”, de sua autoria, também esteve nomeada para os mesmos prémios. Em 2016 venceu com “Coração d'Ouro” a Medalha de Ouro no New York Festival's World's Best TV & Films.
Em 2019 foi nomeado nas categorias individuais nos Seul Drama Awards, para Best Screenwriter, competindo com Jed Mercurio (Bodyguard), Phoebe Waller-Bridge (Fleabag) e Claire Wilson e Mike Lesslie (Little Drummer Girl). Ainda no mesmo ano foi co-autor da série luso-espanhola “Auga Seca”, exibida pela RTP, TVG e HBO. É o criador e showrunner da série “Glória”, o primeiro original português da plataforma NETFLIX, que estreou em 2021. Glória ganhou o Prêmios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, na categoria de Melhor Série, e o Globo de Ouro na categoria de ficção. Internacionalmente, "Glória" foi pré-nomeada para os Prêmios Platino Iberoamericanos nas categorias de Melhor Criador de Séries e Melhor Série, e foi nomeado para os prémios Rose d'Or na categoria de Drama.
Ainda no ano de 2023 estreou a série Códex 632, uma co-produção entre a Globoplay (Brasil) e a RTP (Portugal), projecto em que é guionista e showrunner. Em 2024 vai estrear na Prime Video o documentário em três partes “SR. Presidente”, do qual é co-autor.