Lançamento do livro "A Rádio Colonial em Angola" do Prof. Rogério Santos

Quinta-feira, Abril 8, 2021 - 15:12

O CECC e a Universidade Católica Editora têm o prazer de convidar para o lançamento do livro A Rádio Colonial em Angola. Festas e Rifas para Comprar o Emissor, da autoria do Prof. Rogério Santos, no próximo dia 14 de abril, às 18h00.

A obra está integrada no projeto BiPE (Broadcasting in the Portuguese Empire), financiado pela FCT e pelo FEDER e a sessão de apresentação contará com a presença do Prof. Nelson Ribeiro, Diretor da FCH, da Prof.ª Marissa J. Moorman, da Indiana University Bloomington e autora de livros sobre a rádio em Angola, de Adolfo Maria, radialista e produtor do programa Angola Combatente do MPLA e da Prof.ª Ariana Cosme, docente universitária e filha do radialista Leonel Costa. 

Da contracapa: “A Rádio Colonial em Angola. Festas e Rifas para Comprar o Emissor é um livro sobre a rádio ouvida e feita em Angola durante a época colonial, do arranque de emissões em ondas curtas da Emissora Nacional (1936) à independência do país (1975). Ao longo do tempo, a radiodifusão seguiu vários caminhos: programas enviados de Lisboa, constituição de rádio governamental em Luanda e de rádios clubes, estes compostos por associações sem fins lucrativos nas várias cidades da colónia, e, no conjunto, organizações dirigidas para escolhas ideológicas a quase ignorarem a população de origem africana, vista como grupo a educar ou simplesmente subversiva. Aqui, incluo programas em línguas nacionais, a indicarem resistência política, e escuta de emissões, caso das elaboradas pelos movimentos de libertação”.

ACESSO AO EVENTO ONLINE