Jornadas dos alunos de Psicologia reúnem trabalhos de estudantes de todos os ciclos

Terça-feira, Novembro 14, 2023 - 14:50
jornadas psicologia 2

No passado dia 9 de novembro, decorreu a 4.ª edição das Jornadas dos alunos de Psicologia da FCH-UCP, evento bienal que visa promover a partilha de conhecimento entre alunos e antigos alunos dos vários ciclos de estudo de Psicologia.

Ao longo do dia, foram apresentados alguns trabalhos realizados no decorrer do ano letivo 2022/2023, que obtiveram uma classificação mínima de 16 valores, no âmbito de uma unidade curricular relacionada à área de estudo. Os alunos têm assim a oportunidade «de colocar em prática as suas competências de divulgação do conhecimento», tal como descrito no site oficial das Jornadas. Margarida Marques, aluna do 2.º ano do Mestrado em Psicologia do Bem-Estar e Promoção da Saúde refere que as Jornadas lhe permitiram «explorar uma área de intervenção que até à preparação do projeto [que apresentou] ainda não tinha considerado como possibilidade de carreira futura».

Nesta 4.ª edição, os alunos tiveram a oportunidade de participar na organização deste evento, juntamente com os docentes de Psicologia. «Enquanto responsável pelo website e participante ativa no evento, pertencer à equipa das Jornadas foi uma oportunidade única e enriquecedora» refere Francisca Sarmento, aluna do 3.º ano da Licenciatura em Psicologia.

Gonçalo Sales, também alumnus da Licenciatura em Psicologia e atual aluno do Mestrado em Psicologia na Gestão e Economia conta que a participação nestas Jornadas «reflete o culminar da Licenciatura na FCH. [Foi] um privilégio fazer parte integrante desta comunidade e de dar o meu contributo ativo nesta hub science extremamente envolvente que é a Psicologia.» Este sentimento é também partilhado pelo aluno João Pedro Paz, com o mesmo percurso académico: «Nas Jornadas de Psicologia tive a incrível oportunidade de alargar os meus conhecimentos e partilhar o meu trabalho científico ao longo dos últimos três anos de licenciatura».

Foram 12 os estudantes que expuseram os seus trabalhos académicos nas Jornadas sobre temas tão variados como luto, perturbações do foro psicológico, impacto do sono ou alimentação sustentável, por exemplo. Catarina Costa, aluna do 3.º ano da Licenciatura em Psicologia, e moderadora de um dos painéis, confirma que «a 4.ª Edição das Jornadas dos Alunos de Psicologia foi, sem sombra de dúvida, um dia memorável de confraternização e partilha de conhecimento». Já Francisca Sarmento leva para a «vida académica e profissional, uma sensação de realização que [a] instiga a querer participar em novas iniciativas e projetos».