Sociologia Política

6 ECTS / Semestral / Inglês

A política é sobre poder e autoridade. Mas a produção e distribuição destes é sempre desigual e ocorre em instituições por cima e abaixo daqueles na assembleia nacional: nas relações familiares, nos padrões de desenvolvimento de bairro, nas relações étnicas, políticas de bem-estar, nos movimentos sociais, a nível dos estados nações e nas relações entre estados e atores não-governamentais dentro da economia global. Como é que o poder é exercido? Onde é que é, e como é que é criado e perdido?  Como é que os centros de poder ficam contestados? Nesta cadeira examinamos tais questões recorrendo aos conceitos e medidas desenvolvidos pela disciplina de sociologia política. Temas cobrados incluem o estado-nação e os seus concorrentes, capitalismo global, democracia e os seus concorrentes e a globalização de culturas de consumo/resistência. Conceitos e teorias da literatura vão ser comparados através de exemplos práticos de contextos históricos e geograficamente específicos. O aluno ficará familiar com os debates mais importantes nos campos de sociologia política e política comparada, com enfase especial no contexto norte-americano.

Professor Catedrático
Diretor, Global Education Office. Doutorado em Ciência Politica pela Universidade de Connecticut (EUA). É Senior Fellow no Instituto de Estudos Europeus da…