Mónica Dias é actualmente Coordenadora das Licenciaturas dos Cursos de Ciência Política e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Desde 1992 é Docente desta Universidade.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na FLUL e apresentou em 1995 a sua Tese de Mestrado sobre o significado do paradigma utópico na Cultura Ocidental. Para além do seu percurso académico, que inclui a leccionação na Universidade de Colónia (1993/94) e a apresentação de comunicações e a publicação de artigos científicos diversos, bem como a participação no Seminário Intensivo nos EUA organizado pela United States Information Agency sobre “American Federal Democracy: Classic Works and Scholarly App roaches” (1998), foi assessora da Comissão de Educação, Ciência e Cultura na Assembleia da República (1996-2000), traduziu várias livros e foi formadora em seminários internacionais organizados pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu nas áreas da educação multicultural, liderança e gestão de conflitos. Em 2005 foi observadora das eleições legislativas na RFA para o DAAD.
Concluiu o seu Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais no IEP da UCP com a tese “A Paz Imperfeita – Uma Interpretação do Conceito de Paz de
Woodrow Wilson” e desenvolve investigação na área dos Estudos para a Paz.