No passado dia 15 de outubro, teve lugar a primeira “Conversation Piece” deste ano letivo que teve como convidada Joana Vicente, produtora e diretora de filmes independentes.
A conversa centrou-se no papel das mulheres produtoras, executivas e realizadoras na indústria cinematográfica independente e nos desafios colocados pelas atuais crises, guerras e tensões políticas e ideológicas nos processos de produção e curadoria de filmes para festivais. Joana Vicente também partilhou alguns conselhos importantes sobre como entrar e explorar novos espaços e diferentes papéis no campo do cinema independente e da indústria cultural em geral.
Joana Vicente é uma antiga aluna da Licenciatura em Filosofia e, juntamente com o seu marido, Jason Kliot, fundou três produtoras em Nova Iorque: Open City Films, Blow Up Pictures e HDnet Films. Na sua carreira, conta com a produção de mais de 40 filmes, muitos deles vencedores de prémios; e foi diretora executiva do Independent Filmmaker Project, do Toronto International Film Festival e, mais recentemente, do Sundance Film Festival.
“Conversation Pieces” é um ciclo de conversas informais com artistas ou profissionais do setor da cultura, organizadas pelo The Lisbon Consortium.