Call for Papers | Congresso Internacional “Experiências e desafios das famílias”

Sexta-feira, Abril 22, 2022 - 09:53

O Instituto de Ciências da Família (ICF) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa organiza a 1ª edição do Congresso Internacional "Experiências e desafios das famílias". O evento pretende contribuir para a compreensão da realidade rica e complexa da família, núcleo central da sociedade e instituição de integração primária do ser humano.

Com base na divulgação de trabalhos científicos e no debate entre investigadores, pretende-se dar corpo a uma rede de conhecimentos sobre importantes experiências e desafios que se colocam às famílias na atualidade. Pretende-se ainda contribuir, com este conhecimento, para a definição de uma Agenda de apoio à Família e ao seu desenvolvimento.

Convidam-se assim os investigadores com trabalhos neste domínio a submeter propostas para comunicações orais e posters que contribuam para estes objetivos. Admitem-se submissões das diversas áreas científicas dos Estudos da Família (ex. Educação, Saúde, Serviço Social, Direito, Sociologia, etc.), com particular ênfase para os estudos da Psicologia.

As principais áreas temáticas para a submissão de trabalhos são as seguintes:

• Dinâmicas internas e externas da família
  • Questões estruturais e socioeconómicas das famílias
  • Condições específicas de necessidade/fragilidade das famílias
  • Recursos e boas práticas para apoio ao desenvolvimento da família

As propostas devem ser enviadas para icf.fch@ucp.pt até 30 de junho de 2022.