O surpreendente, o inesperado, o inaceitável são, em grande parte, a substância dos vídeos dos media sociais, uma tecnologia que tornou o anormal em normal. Máquinas de captação de atenção, as redes sociais, ao fazerem da exepçãoa regra, mudam as estruturas de percepção e atenção das pessoas, sobretudo das novas gerações, mas também a interacção, as práticas comunicacionais e as formas de pensar de todos nós em geral. Trata-se de um impacto, de uma mudança de realidade, que se move aquém das opiniões e interpretações.
Se na sequência da revolução industrial, as estradas e os automóveis acabaram por fazer dos vizinhos gente desconhecida, as redes sociais, ambiente comunicacional por excelência dos nossos dias, fizeram dos vídeos curtos, inflamados e emocionais, a linguagem a ferro e fogo dos dias que correm. Cada coisa é a diferença entre um mundo sem ela e um mundo com ela.
Nota: Pode ler este conteúdo na íntegra na edição impressa do jornal de Negócios de 5 de novembro de 2024.