No âmbito do Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, às 18h30, a Faculdade de Ciências Humanas convida o Professor Albert Stankowski, Diretor do Warsaw Ghetto Museum, para uma Open Lecture intitulada "Courage and the Fight for Freedom: The Warsaw Ghetto Uprising".
Historiador e especialista em história judaica, com obras publicadas sobre a história dos judeus polacos, é um dos fundadores do POLIN Museum of the History of Polish Jews e criador e responsável pelo portal Virtual Shtetl. Membro da Associação do Instituto Histórico Judaico na Polónia, do Conselho do Museu POLIN e do Instituto Witold Pilecki Institute of Solidarity and Valour Council. Recebeu um MBA da Escola de Economia de Varsóvia e do Programa de Estudos Museológicos do Instituto de História da Arte da Universidade de Varsóvia. Foi estudante visitante da Hebrew University de Jerusalém, do United States Holocaust Memorial Museum em Washington D.C. e do YIVO Institute for Jewish Research em Nova Iorque. Premiado com a Estrela de Ouro do National Council for International Visitors (NCIV), a Condecoração de Mérito da Cultura Polaca e a distinção honorária Bono Merite. É membro dos seguintes conselhos consultivos: Museu Treblinka, Museu POLIN, Instituto Pilecki, Museu do Estado em Majdanek, KL Płaszów em Cracóvia, Museu Stutthof e Museu do Estado Auschwitz-Birkenau em Oświęcim. Foi membro da Equipa de Direção do Programa de Monumentos e Monumentos Permanentes na Polónia (2020-22). Desde 2022, é vice-presidente do Conselho Internacional de Auschwitz e do Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk.
Em parceria com a Embaixada da República da Polónia em Lisboa, a sessão está inserida no ciclo “Intersecting Philosophy, Politics and Economics” e é aberta a toda a comunidade académica.
A sessão terá lugar na sala 131 da Universidade Católica Portuguesa.