Os estudos de rádio, dos meios sonoros e do jornalismo, bem como a investigação emergente ligada ao fenómeno audioblogging and podcasting, são o ponto de partida para uma abordagem teórico-prática relacionada com a criação e difusão de produtos mediáticos sonoros.
Apesar de se constituir como um fenómeno relativamente recente, a atividade de podcasting tem alterado as formas de consumo e o tipo de interação com os conteúdos mediáticos. Facilmente integrado no ecossistema digital e beneficiando de um rápido crescimento do setor, o podcast tornou-se numa ferramenta versátil e eficaz no âmbito da comunicação.
Para além da explanação dos fundamentos teóricos que definem a atividade, a sua relação com a rádio e a especial vocação para o desenvolvimento de aspetos discursivos baseados em técnicas de storytelling, nesta unidade curricular são apresentados modelos de produção para diferentes formatos e géneros e treinadas competências de comunicação oral adequadas ao meio sonoro.
O objetivo é fomentar a autonomia dos alunos no desenho e na concretização editorial e comunicacional de um podcast usando as ferramentas e as plataformas de difusão adequadas. A disciplina pretende dotar os alunos de conhecimentos e expertise em cenário multiplataforma, dominando os principais conceitos e ferramentas da comunicação multimédia.