Adoção

2 ECTs / 16h / Português

A adoção visa a integração da criança numa família, determinando um vínculo jurídico de filiação. Necessariamente, a adoção envolve aspetos jurídicos e técnicos, mas também psicológicos e sociais. Este é um tema complexo e também cativante, exigindo conhecimento específico sobre vários domínios. Sendo assim, pretende-se enquadrar o tema da adoção através da definição do conceito, da caracterização das partes envolvidas – crianças, tribunais, técnicos e candidatos –, da descrição dos procedimentos do processo de adoção nacional, bem como das especificidades da adoção internacional. Pretende-se, ainda, esclarecer os mitos sobre a adoção em Portugal e discutir desafios específicos que se colocam às famílias que adotam e aos profissionais que as acompanham.

Docentes

Licenciada em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Lisboa, mestre em Avaliação Psicológica, pela FPCE da…
Professor Auxiliar
Rita Francisco é licenciada e doutorada em Psicologia (especialização em Psicologia da Família) pela Universidade de Lisboa. É Professora…