Barbie Zelizer recebe doutoramento Honoris Causa pela UCP

Segunda-feira, Janeiro 16, 2023 - 13:44

A Sessão Solene do Dia Nacional da UCP 2023, que se realizará no próximo dia 2 de fevereiro, às 16h00, no Auditório Cardeal Medeiros na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, será marcada pela atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Barbie Zelizer.

A professora Barbie Zelizer será distinguida numa cerimónia presidida pelo Magno Chanceler da UCP, D. Manuel Clemente.

Barbie Zelizer é diretora do centro de investigação Media at Risk e professora na Annenberg School for Communication (Universidade da Pensilvânia), onde ocupa a Raymond Williams Chair of Communication. 

Ex-jornalista, Zelizer é conhecida pelo seu trabalho sobre jornalismo, cultura, memória, e imagens, particularmente em tempos de crise. Foi autora ou editora de quinze livros, incluindo o premiado About To Die: How News Images Move the Public (Oxford, 2010) e Remembering to Forget: Holocaust Memory Through the Camera's Eye (Chicago, 1998), e mais de 150 artigos, capítulos de livros, e ensaios. 

Em 2020, Zelizer foi eleita para a American Academy of Arts and Sciences, e é também beneficiária de uma Bolsa Guggenheim; uma Bolsa de Investigação do Freedom Forum; uma Bolsa do Joan Shorenstein Center on the Press, Politics, and Public Policy da Universidade de Harvard; uma Bolsa do Helsinki Collegium for Advanced Studies; uma Bolsa Fulbright Senior Scholar; uma Bolsa do Center for Advanced Study in the Behavioral Sciences da Universidade de Stanford; e uma Bolsa ACLS.

É co-organizadora, com o Professor Nelson Ribeiro, Diretor da FCH, da Lisbon Winter School for the Study of Communication, promovida pela Faculdade de Ciências Humanas e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura. 

É fundadora e coeditora da revista científica Journalism: Theory, Practice, and Criticism, ex-Presidente da International Communication Association, onde é também Bolseira, e Bolseira Distinta da National Communication Association. Foi juíza dos Peabody Awards for Excellence in Electronic Media, e o seu trabalho foi traduzido para francês, coreano, turco, romeno, chinês, italiano, espanhol, hebraico, e português. Actualmente trabalha numa obra intitulada How the Cold War Drives the News.