A Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de Março, e por despacho NR/R/0108/2006, admite o acesso aos seus cursos de licenciatura de maiores de 23 anos que, não sendo titulares de habilitações de acesso ao ensino superior, façam prova de capacidade para a sua frequência.

Pode consultar o regulamento geral das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior de maiores de 23 anos.

 

Calendário de candidaturas 2025/2026
 

Candidaturas: 10 de março a 15 de maio
Afixação da lista de candidatos admitidos a provas: 20 de maio
Prova escrita:  27 de maio
Entrevista:  29 de maio
Afixação dos resultados finais:  11 de junho
Matrículas: 11 a 18 de junho

Documentos necessários para candidatura
 

 

Componentes de avaliação
 

A avaliação da capacidade dos candidatos para a frequência dos cursos de licenciatura da FCH-Católica é feita através das seguintes componentes:

  1. Apreciação do currículo escolar e profissional;
  2. Explicação das motivações do candidato para o ingresso no ensino superior e entrevista;
  3. Prova escrita de avaliação dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso a que se candidatam.
     

Bibliografia recomendada para acesso 2024/2025 

Prova Escrita 2024

 

Processo de Candidatura
 

1.º Passo – Inicie a sua candidatura online selecionando "Maiores de 23 anos" AQUI

Preencha os seus dados pessoais, selecione o programa a que pretende candidatar-se e anexe todos os documentos obrigatórios.*

* Todos os documentos deverão ser submetidos em formato PDF.

Os originais dos documentos submetidos, deverão ser apresentados na Secretaria Escolar até 15 de outubro do ano da candidatura, sob pena de anulação de inscrição e não havendo lugar a qualquer reembolso de valores pagos até essa data. Os documentos devem ser apresentados na sua versão original ou em cópia autenticada.

 

2.º Passo – Pagamento da taxa de candidatura

Após preencher a candidatura e anexar os documentos necessários deverá efetuar o pagamento da taxa de candidatura (260.00€* - valor não reembolsável). Atenção que a candidatura apenas será considerada completa após pagamento da taxa.

* Taxa de candidatura para o ano letivo 2025/2026.

 

3.º Passo – Resultados da candidatura

Os resultados serão disponibilizados na Área do Candidato na data prevista, com a indicação de “Admitido”, “Não Admitido” ou "Excluído". Deverá aceder a esta área com as credenciais que receberá no final da sua candidatura.

Após a divulgação dos resultados, e em caso de admissão, receberá um e-mail com o procedimento a seguir para efetuar a matrícula.

 

INICIE A SUA CANDIDATURA AQUI

 

Testemunho

Guilherme Brás

Guilherme Brás

"Aqui encontrei um sentido para a minha vocação: a Psicologia."

Próximos Eventos

07
Maio
14:00