Tradição dos Grandes Livros

5 ECTs / Semestral / Português

Esta disciplina tem como objetivo explorar o amplo e diversificado corpus do cânone da tradição ocidental, seleccionando obras que continuam a influenciar a vida contemporânea, com o objectivo de ensinar a ler o mundo de um modo crítico e plural. Sendo uma disciplina teórico-prática integrada no grupo das disciplinas de "formação complementar" do curso de licenciatura em Comunicação Social e Cultural, cumpre uma função geral formativa, de enquadramento cultural da formação de futuros profissionais com actividade no campo dos media e das relações culturais. A disciplina procura fomentar a capacidade crítica de leitura e interpretação de textos, promovendo as relações interdisciplinares e de contextualização histórica, social, política, literária e cultural, estimulando o desenvolvimento das competências argumentativas e de expressão oral e escrita.

Docentes

Professor Associado
Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), onde é docente desde 1993, ano em que obteve o PhD em Hispanic…
Professor Associado
Diretora-Adjunta da Faculdade de Ciências Humanas (desde 2016). Doutorada em Estudos de Tradução pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade…
Professor Auxiliar
Doutorada em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e pela Justus Liebig Universität Giessen (duplo grau). Tem um Mestrado em Estudos…