Teorias de Representação

5 ECTs / Semestral / Português

Esta disciplina tem como objetivos problematizar as diversas teorias da representação, assim como a sua genealogia e operatividade na relação com os objetos culturais. As dinâmicas representacionais serão analisadas a partir de exemplos diversos, tanto artísticos (artes plásticas, cinema, música, entre outros) como vernáculos (selfies, publicidade, moeda) que permitirão aos alunos e alunas adquirir competências hermenêuticas. Ao mesmo tempo, será analisado o modo como a representação está intimamente ligada à criação de estruturas de poder e a mecanismos que estabelecem a identidade num campo de diferenças.

Professor Auxiliar
Ana Cristina Cachola é doutorada em Estudos de Cultura, pela Universidade Católica Portuguesa, com a tese “Representações da Identidade…