A Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de Março, e por despacho NR/R/0108/2006, admite o acesso aos seus cursos de licenciatura de maiores de 23 anos que, não sendo titulares de habilitações de acesso ao ensino superior, façam prova de capacidade para a sua frequência.
Pode consultar o regulamento geral das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior de maiores de 23 anos.
Calendário de candidaturas 2024/2025
Candidaturas: | 1 de março a 15 de maio |
Afixação da lista de candidatos admitidos a provas: | 17 de maio |
Prova escrita: | 27 de maio |
Entrevista: | 29 de maio |
Afixação dos resultados finais: | 7 de junho |
Matrículas: | 11 a 18 de junho |
Documentos necessários para candidatura
- Fotografia tipo passe;
- Cartão de Cidadão;
- Curriculum Vitae;
- Documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar o currículo apresentado;
- Declaração, sob compromisso de honra, em como não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior;
- Carta de Motivação dirigida à Direção da Faculdade de Ciências Humanas.
Componentes de avaliação
A avaliação da capacidade dos candidatos para a frequência dos cursos de licenciatura da FCH-Católica é feita através das seguintes componentes:
- Apreciação do currículo escolar e profissional;
- Explicação das motivações do candidato para o ingresso no ensino superior e entrevista;
- Prova escrita de avaliação dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso a que se candidatam.
Bibliografia recomendada para acesso 2024/2025
Prova Escrita 2023
Taxa de Candidatura para Maiores de 23 (2024/2025): 245.00€
Processo de Candidatura
1.º Passo – Inicie a sua candidatura online selecionando "Maiores de 23 anos" (AQUI)
Preencha os seus dados pessoais, selecione o programa que pretende candidatar-se e anexe todos os documentos obrigatórios.*
O documento original ou uma cópia autenticada deverá ser apresentado na Secretaria Escolar da UCP no momento da matrícula, sempre que solicitado.
* Atenção que todos os documentos deverão ser submetidos em formato PDF.
2.º Passo – Pagamento da taxa de candidatura
Após preencher a candidatura e anexar os documentos necessários deverá efetuar o pagamento da taxa de candidatura (valor não reembolsável). Atenção que a candidatura apenas será considerada completa após pagamento da taxa.
3.º Passo – Resultados da candidatura
Os resultados serão disponibilizados na Área do Candidato na data prevista, com a indicação de “Admitido” ou “Não Admitido”. Deverá aceder a esta área com as credenciais que receberá no final da sua candidatura.
Após a divulgação dos resultados, receberá um email com o procedimento a seguir para efetuar a matrícula.