A mudança de curso consiste no ato pelo qual um estudante se matricula e/ou inscreve numa instituição e curso diferente daqueles em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição (Portaria nº181-D/2015 de 19 de junho).
Podem solicitar mudança de curso os estudantes que:
- Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído, em Portugal ou no estrangeiro;
- Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas pela Faculdade de Ciências Humanas para o ano em que pedem a Mudança de Par Instituição/Curso (estes exames nacionais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo anterior) ou provas homólogas;
- Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela Universidade Católica Portuguesa, nesse ano.
Calendário de candidaturas 2024/2025
Fase Única |
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Mudança de curso de estabelecimento de ensino superior nacional
O pedido de mudança de curso apenas poderá ser realizado online dentro dos prazos estipulados.
Documentação necessária para candidatura
- Cartão de Cidadão;
- Currículo do curso que frequenta ou frequentou anteriormente;
- Certificado das disciplinas em que obteve aprovação, com as respetivas classificações, créditos e carga horária ou ECTS;
- Programas das disciplinas para atribuição de eventuais equivalências;
- Ficha ENES;
- Carta de Motivação.
Mudança de curso de estabelecimento de ensino superior estrangeiro
O pedido de transferência apenas poderá ser realizado online dentro dos prazos estipulados.
Documentação necessária para candidatura
- Passaporte;
- Currículo do curso que frequenta ou frequentou anteriormente;
- Certificado das disciplinas em que obteve aprovação, com as respetivas classificações, créditos e carga horária ou ECTS. O certificado deverá ser acompanhado de uma declaração explicativa das classificações nele constantes, se estas forem diferentes do sistema de zero a vinte valores;
- Programas das disciplinas para atribuição de eventuais equivalências;
- Certificado de conclusão do ensino secundário com classificações por disciplina;
- Carta de Motivação.
Nota: A documentação original deverá ser devidamente autenticada pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou pelos serviços consulares ou embaixadas dos países estrangeiros em Portugal, ou com Apostilha de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia. Caso a candidatura seja feita por e-mail, os documentos apostilados terão de ser entregues no ato da matrícula.
Mudança de curso – Dentro da UCP
Os candidatos a mudança de curso dentro da UCP devem apresentar o seu pedido de mudança de curso, dentro dos prazos acima estipulados, no ESCA: "Atualizações e Serviços / Requerimento de Matrícula - Mudança de Curso dentro da UCP".
Neste caso, apenas necessitam de apresentar requerimento dirigido ao Diretor da Faculdade, solicitando a mudança de curso, uma vez que a documentação necessária será apresentada pelos Serviços Escolares, que já têm o processo do aluno. Este pedido será submetido à apreciação da Direção da Faculdade de Ciências Humanas.
Pedido de Equivalência
Os candidatos admitidos podem solicitar a atribuição de equivalências e respetivos créditos ECTS, correspondentes às unidades curriculares em que tenham obtido aprovação na instituição de ensino de proveniência.
Às disciplinas a que seja atribuída equivalência são reconhecidos os créditos ECTS previstos no plano curricular da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Processo de Candidatura
(mudança de curso de estabelecimento de ensino superior nacional e estrangeiro)
1.º Passo – Inicie a sua candidatura online selecionando "Mudança de par Instituição/Curso" (AQUI)
Preencha os seus dados pessoais, selecione o programa que pretende candidatar-se e anexe todos os documentos obrigatórios.*
O documento original ou uma cópia autenticada deverá ser apresentado na Secretaria Escolar da UCP no momento da matrícula, sempre que solicitado.
* Atenção que todos os documentos deverão ser submetidos em formato PDF.
2.º Passo – Pagamento da taxa de candidatura
Após preencher a candidatura e anexar os documentos necessários deverá efetuar o pagamento da taxa de candidatura (290.00€* - valor não reembolsável). Atenção que a candidatura apenas será considerada completa após pagamento da taxa.
* Valor correspondente ao ano letivo 2024/2025
3.º Passo – Resultados da candidatura
Os resultados serão disponibilizados na Área do Candidato na data prevista, com a indicação de “Admitido” ou “Não Admitido”. Deverá aceder a esta área com as credenciais que receberá no final da sua candidatura.
Após a divulgação dos resultados, receberá um email com o procedimento a seguir para efetuar a matrícula.