A 3 de dezembro, teve lugar a 1.ª edição do Colóquio do Mestrado em Psicologia e Sustentabilidade Ambiental, evento com dois objetivos bem definidos: sensibilizar a comunidade UCP para as questões prementes da sustentabilidade ambiental e da crise climática e mostrar como a compreensão das atitudes, pensamentos, emoções e comportamentos humanos é uma parte essencial para a perceção e a resolução das questões ambientais.
Este é o primeiro evento do mestrado, lançado este ano letivo, e foi também organizado pelo Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W).
Depois da sessão de abertura com o Professor Nelson Ribeiro, Diretor da FCH, a Prof. Augusta Gaspar, coordenadora do mestrado e o Prof. Francisco Esteves, diretor do CRC-W, foi a vez da apresentação da Prof. Maria João Pereira, Secretária de Estado da Energia, com o tema “The Climate Crisis, Priorities and Action in Portugal”. No final da apresentação, houve lugar a várias intervenções académicas que se desdobraram entre as emoções face ao consumo de carne, às atitudes face espécies invasoras, às preocupações com os sistemas de reutilização da água, à confiança pública e aos processos mentais específicos que podem ser ferramentas para a mudança do comportamento humano em direção a um consumo mais pró-ambiental.
Uma apresentação corporativa, flash talks dos estudantes do mestrado, uma mesa-redonda e uma sessão de posters completaram este Colóquio onde esteve sempre presente o diálogo interdisciplinar entre Psicologia, Biologia, Tecnologia, Ciências Ambientais, Ativismo e Políticas Públicas.
“Quando uma questão tão vital e premente está em cima da mesa, precisamos de tanta colaboração interdisciplinar e interorganizacional quanto possível”, refere a Prof. Augusta Gaspar sobre o evento.
Pode aceder a todas as informações relativas ao Colóquio do Mestrado em Psicologia e Sustentabilidade Ambiental aqui.