Jonas Otterbeck | Music, Islam and Consumer Culture

Quarta, Março 22, 2023 - 12:53
CECC-late afternoon talk Jonas Otterbeck

Jonas Otterbeck (Aga Khan University, Londres) vai juntar-se ao CECC na próxima Late Afternoon Talk, debruçando-se sobre o tema "Música, Islão e Cultura do Consumo" (“Music, Islam and Consumer Culture”).

Tomando a música como exemplo, serão abordados os efeitos da cultura do consumo nos contextos muçulmanos da Ásia. O binómio aceitação-condenação da música no modo de pensar e na sociedade islâmica é um assunto particularmente sensível e, por isso, de interesse académico. Vários grupos político-religiosos e estados de maioria muçulmana têm políticas específicas a respeito da música, sendo esse o motivo pelo qual a presença daquela arte na cultura do consumo contemporânea é tida como um caso de estudo particularmente relevante. Durante a sessão, serão discutidos tópicos, tais como censura, política reacionária e crescimento da pop religiosa, bem como se falará sobre os desafios colocados pela contra-cultura musical a nível das sensibilidades religiosas.

O evento vai ter lugar a 22 de março de 2023, às 18.30, na sala 142.