
A investigadora do CECC Alexandra Lopes é coordenadora convidada do n.º 5 da revista Translocal: Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas (2022), em conjunto com Jerónimo Pizarro, da Universidad de los Andes e afiliado à Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa, para além da coordenadora residente Ana Salgueiro, da Universidade da Madeira e do centro CIERL.
A Translocal escolheu a tradução como tema central deste seu próximo número. Enquanto revista que se ocupa do estudo, da análise crítica e da divulgação de fenómenos culturais contemporâneos locais e urbanos, encara-a como uma ferramenta de análise fundamental não só para o estudo e a compreensão da relação entre textos e línguas, mas também, e numa perspetiva mais ampla, para o estudo e a compreensão dos próprios sistemas ecossocioculturais e académicos, nomeadamente no que se refere a questões relacionadas com identidades, (in)definição de fronteiras e dinâmicas de poder.
Investigadores, tradutores, artistas e outros agentes culturais são convidados a repensar, a promover e a desocultar os fenómenos tradutórios estruturantes dos atuais sistemas culturais (para mais detalhes, é favor consultar a call for papers).
A call está aberta a:
- Ensaios escritos e artigos (entre 2500 e 5000 palavras)
- Ensaios visuais (até 5 imagens + texto complementar, entre 500 e 1000 palavras)
- Recensões críticas (entre 1000/2000 palavras)
Submissão de propostas: até 30 de junho de 2023, para o email translocal.revista@mail.uma.pt