O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDhist) foi criado como consórcio entre universidades, no ano letivo de 2008-2009, e reúne em parceria quatro instituições universitárias portuguesas e, dentro delas, seis unidades orgânicas:
- Universidade Católica Portuguesa, através das suas Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Faculdade de Teologia (FT);
- Universidade de Lisboa, através do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Faculdade de Letras (FLUL);
- ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, através do seu Departamento de História.
- Universidade de Évora, através do Departamento de História da sua Escola de Ciências Sociais.
Com uma organização curricular inovadora, o Doutoramento em História contempla quatro áreas de especialização definidas segundo um critério temático − dinâmicas sociais e estruturas políticas, instituições e desenvolvimento económico, impérios, colonialismo e pós-colonialismo e movimentos intelectuais e socioculturais.
Os estudantes admitidos serão convidados, desde o primeiro ano, a inserirem-se nas linhas e projetos de investigação desenvolvidos nos laboratórios e centros de investigação das instituições parceiras (ICS-UL, CH-UL, CEHC-IUL, CEHR-UCP, CIDEHUS-UÉ).
São objetivos científicos gerais do PIUDHist:
- Garantir formação avançada em história, mediante conhecimento de desenvolvimentos recentes nos principais domínios historiográficos.
- Possibilitar o confronto entre perspetivas metodológicas distintas no entendimento dos objetos históricos.
- Abrir a interpretação dos objetos históricos às contribuições oferecidas por diferentes ciências sociais e, por essa via, promover o diálogo e cruzamento interdisciplinar.
- Explorar a dimensão comparativa na abordagem de fenómenos históricos complexos, privilegiando a dimensão contextual no estudo de similitudes e diferenças.
- Fornecer ferramentas conceptuais e metodológicas adequadas a projetos de pesquisa histórica com elevado nível de exigência no tratamento de fontes e dados.
- Promover o contacto dos estudantes com investigadores e professores inseridos na comunidade historiográfica internacional, fomentando a participação em seminários e conferências de especialidade.
- Incentivar a participação dos estudantes em projetos e redes de investigação que permitam a valorização e visibilidade dos seus temas de dissertação.