Aluno da FCH nomeado para prémio de jornalismo da Comissão Europeia

Quarta, Outubro 28, 2020 - 10:23

Miguel Cunha dos Santos, aluno do 3.º ano da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural da FCH, foi nomeado para o prémio de jornalismo “Fernando de Sousa”, da Comissão Europeia. Uma reportagem da sua autoria, publicada no website informativo Espalha-Factos, alcançou um lugar entre os seis melhores trabalhos jornalísticos na categoria "estudante".

Intitulada “Lux Film Prize: estará a política assim tão desligada do cinema?“, a peça jornalistica do aluno da FCH foi realizada em Estrasburgo, no Parlamento Europeu, em novembro de 2019. Acompanha o Prémio Lux de Cinema de 2019 e reflete acerca da ligação entre a política e o cinema europeu.

Miguel Cunha dos Santos considera que"enquanto estudante de Comunicação Social e Cultural da FCH, é uma grande honra ser nomeado a um prémio da Comissão Europeia e poder representar a comunidade académica, que tanto tem contribuído para a minha formação enquanto pessoa e profissional. Foi na FCH que me apercebi do poder da palavra e da escrita, mas também da importância da instrução e da cultura. Tenho a certeza que não poderia ter escolhido uma melhor escola para me formar e me abrir portas profissionais. Mais do que uma nomeação individual, é uma nomeação ao talento e futuro de todos os meus colegas e professores da faculdade, que ficarão para sempre marcados no meu percurso"

Criado em 2016 pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, este prémio “visa honrar e perpetuar o profissionalismo” do jornalista Fernando de Sousa,  “realçando o seu contributo, de forma notável, para a clarificação das matérias europeias e para a promoção do conhecimento das instituições e políticas da União Europeia, em Portugal”.