Conversa sobre o lançamento do livro “BoCA - Biennial of Contemporary Arts. The crossing is possible”

Segunda-feira , 26 de Maio 2025 - 17:00

Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica)

LisboaSão Domingos de Benfica, Lisboa1649-023
Portugal
Ver localização
boca book

O Lisbon Consortium e a BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas organizaram uma conversa sobre o livro BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas. Onde a travessia é possível lançado recentemente, assinalando o décimo aniversário do projeto. Este evento terá lugar no dia 26 de maio, às 17h00, na sala 131, e terá Cláudia Galhós como oradora.

O livro BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas. Onde a travessia é possível marca o culminar de um ciclo de dez anos de atividade, propondo uma reflexão sobre práticas artísticas multi, inter e transdisciplinares. Com prefácio de Tiago Rodrigues, a publicação reúne textos da autoria de Claudia Galhós, Cláudia Madeira, Raquel Lima, Gonçalo M. Tavares, Gaya de Medeiros, Odete, Delfim Sardo e Sara Franqueira, uma entrevista colaborativa a várias vozes, documentação de processos criativos, entrevistas a artistas e uma série de trabalhos visuais originais da autoria de Gus Van Sant, Agnieszka Polska, Romeo Castellucci e Tânia Carvalho.

A BoCA é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 e sediada em Lisboa. Dedicada à transdisciplinaridade, promove um ecossistema cultural dinâmico, criando sinergias entre cidades (começando em Lisboa e expandindo-se para outros locais portugueses e internacionais), espaços culturais (teatros, museus, centros culturais) e ambientes naturais. O seu trabalho faz a ponte entre diversos campos artísticos, incluindo as artes performativas, as artes visuais, a música e o cinema, enquanto interage com os respetivos públicos.

Cláudia Galhós é jornalista, escritora e investigadora do Expresso desde 2005. Anteriormente, foi editora do programa "Artes de Palco" da RTP2 (2004-2006) e do semanário cultural "AGORA". Desde 1994, tem colaborado com jornais, revistas, rádios e plataformas digitais em Portugal e no estrangeiro. Entre os seus trabalhos editoriais destacam-se There Is Nothing Beyond Your Imagination (2015), integrado na rede europeia Imagine 2020 - Art and Climate Change, e Colher para Semear (2021), que relata os 25 anos da Fundação GDA. Tem documentado festivais, residências e experiências artísticas e, em 2022, ganhou o 7º Prémio de Residência Literária em Berlim (atribuído pela Embaixada de Portugal na Alemanha/Camões Berlim).