No painel de oradores está Nina L. Khrushcheva, neta do ex-líder da URSS, que se debruça sobre o tema da propaganda na Rússia, após declarações contra a guerra na Ucrânia e o regime de Putin.
A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa anuncia a 3.ª edição da Lisbon Winter School for the Study of Communication, um evento que reúne anualmente académicos e alunos de Doutoramento para discutirem questões centrais da comunicação, num ambiente verdadeiramente internacional.
Começa hoje e prolonga-se até ao próximo dia 7, esta 3.ª edição que se dedica ao tema “Media e Propaganda” e que irá contar com a presença de oradores (investigadores e especialistas) das ciências da comunicação, história, relações internacionais, sociologia e psicologia de algumas das mais prestigiadas universidades a nível mundial.
- Sarah Benet-Weiser (University of Southern California);
- Kecheng Fang (Chinese University of Hong Kong);
- Ciara Greene (University College Dublin);
- Admire Mare (University of Johannesburg);
- Courtney C. Radsch (UCLA);
- Nelson Ribeiro (Universidade Católica Portuguesa);
- Francesca Tripodi (University of North Carolina);
- David Welch (University of Kent);
- A fechar a conferência, Nina L. Khurshcheva (The New School), neta do ex-líder da URSS Nikita Khrushchev, que se tem manifestado contra a guerra na Ucrânia e o regime de Putin.
As fake news e a importância de combatê-las são um tema que se debate internacionalmente e com maior expressão nos últimos anos com as eleições no Brasil que elegeram Jair Bolsonaro, às dos EUA que elegeram Donald Trump, a urgência de debater o tema da desinformação e propaganda tem vindo a crescer. Agora, com a guerra na Ucrânia, o tema volta à ordem do dia.
“A invasão da Ucrânia voltou a mostrar a centralidade da propaganda, para justificar atos de violência e para mobilizar as pessoas para a guerra. No caso da Rússia, o regime de Vladimir Putin investe há décadas na criação de uma realidade alternativa, o que lhe permite justificar o conflito militar e as atrocidades cometidas na Ucrânia junto de determinados segmentos da sociedade russa.” Explica o Prof. Doutor Nelson Ribeiro, Diretor da FCH-Católica, acrescentando que “Paralelamente, a desinformação que circula online nos media sociais, produzida por agentes políticos e económicos, torna também urgente a reflexão sobre a influência que as novas formas de propaganda exercem nas escolhas que os cidadãos fazem no seu dia-a-dia.”
Ao longo de 4 dias, estes especialistas irão debater a história da propaganda em contexto de guerra e a forma como o cérebro é influenciado por informações falsas. Vão partilhar a sua visão sobre temas relacionados com a influência das tecnologias, desde o papel da manipulação de motores de busca em resultados políticos, ou da influência da Inteligência Artificial nos media e tecnologias. Numa vertente da psicologia, serão realçados os impactos que as fake news podem ter nas nossas memórias. Serão também analisadas as contradições da propaganda chinesa e, por fim, os tipos de propaganda russa, por Nina Khrushcheva.
A Lisbon Winter School for the Study of Communication, que terá lugar na Universidade Católica Portuguesa e no Centro Cultural de Belém, é organizada pelo programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação e o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas em parceria com o Center for Media at Risk da Annenberg School for Communication (University of Pennsylvania), a School of Journalism and Communication (Chinese University of Hong Kong), a Annenberg School for Communication and Journalism (University of Southern California) e a Faculty of Social Sciences (University of Helsinki).
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