Press News & Events

Vida e obra de Alexandre O’Neill disponíveis num site da Biblioteca Nacional de Portugal

Quarta, Outubro 21, 2020 - 12:11
Publicação
Público

A nova página abre um caleidoscópio de informações sobre o poeta surrealista, visto por ele próprio e por outros. “Foi feito à [sua] imagem e semelhança”, diz Joana Meirim, coordenadora do projecto.

Um novo site sobre Alexandre O'Neill, que se debruça sobre todas as suas facetas, da vida à obra, do homem ao poeta, está a partir desta terça-feira disponível na página da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

Site do O'Neill, como se chama, abre um caleidoscópio de informações sobre o poeta surrealista, visto por ele próprio e por outros, e sobre múltiplos aspectos da sua vida, do seu humor e da sua literatura. Segundo Joana Meirim, coordenadora do projecto, o “Site do O'Neill foi feito à imagem e semelhança do poeta que lhe dá nome”. “Assim, não espere quem o visita que se diga Debaixo daquela arcada ou A vida e obra de Alexandre O'Neill. Ficamos pela Vidinha, pelo Tomai Lá do O'Neill, passamos por várias Olhadelas e ainda espreitamos a Biblioteca”.

Este site é uma das linhas de trabalho do projecto Lugares de O'Neill, que se desenvolveu entre 2018-2019, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, integrado no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Este projecto encontra-se agora, juntamente com o espólio do autor, na Biblioteca Nacional de Portugal.

Ler a notícia completa no Público.