Investigadora do CECC vence Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2022

Terça-feira, Janeiro 3, 2023 - 10:42

A investigadora do CECC Joana Meirim venceu a edição do Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura com a sua tese de doutoramento em Teoria da Literatura, intitulada Uma Carta à Posteridade – Jorge de Sena e Alexandre O’Neill.

Atribuído pela INCM-Imprensa Nacional Casa da Moeda, o prémio visa distinguir trabalhos inéditos nas áreas em que Vasco Graça Moura foi particularmente notável, nomeadamente na Poesia, no Ensaio e na Tradução. Mais informações podem ser consultadas aqui.

Joana Meirim foi também responsável por outros trabalhos relacionados com Jorge de Sena e Alexandre O’Neill. Por exemplo, e no que diz respeito àquele último, foi a investigadora principal do projeto Lugares de O’Neill e coordenadora da edição das obras E a minha festa de homenagem? Ensaios para Alexandre O'Neill (2018, Tinta da China) e 'Diz-lhes que estás ocupado': Conversas com Alexandre O'Neill (2021, Tinta da China). Relativamente a Sena, coeditou A crítica de Jorge de Sena (2022, Biblioteca Nacional de Portugal), em conjunto com Joana Matos Frias.