O Mestrado em Estudos da Família é um ciclo de estudos original no contexto nacional, assentando num programa multidisciplinar recentemente renovado que pretende aprofundar o conhecimento científico na área da Família, bem como desenvolver linhas de investigação e intervenção neste domínio.
Integrado na atividade académica do Instituto de Ciências da Família, o mestrado tem a duração de 4 semestres e proporciona uma especialização ímpar em Portugal. Salienta-se a especificidade científico-pedagógica do seu corpo docente e o intercâmbio de especialistas dos diversos domínios científicos para o aprofundamento e integração de modelos e metodologias de compreensão e intervenção no contexto familiar.
O Mestrado em Estudos da Família destina-se a todos os profissionais licenciados que trabalhem (ou pretendam trabalhar) com famílias, nomeadamente assistentes sociais, professores, psicólogos, juristas, magistrados, etc.
Objetivos:
Tendo o Mestrado como finalidade incrementar os conhecimentos e a utilização das ferramentas necessárias para a eficaz intervenção junto das famílias, definem-se como objetivos específicos:
- Conhecer os principais quadros conceituais e metodológicos para o estudo da família;
- Contribuir para a reflexão crítica e deontológica sobre as práticas de intervenção em contexto familiar;
- Promover a consolidação de práticas de investigação empírica no domínio da família;
- Fomentar o intercâmbio de especialistas dos diversos domínios científicos para o aprofundamento e integração de modelos e metodologias de estudo da família.