CECC-COST Actions

A COST Action é uma rede de pesquisa interdisciplinar no seio da qual investigadores e empreendedores interagem com o intuito de aprofundarem um tópico à sua escolha, ao longo de um período de quatro anos. As parcerias são habitualmente estabelecidas entre membros da comunidade académica, de pequenas e médias empresas, de instituições públicas ou de outras entidades de relevo ou com interesse nos projetos em questão.

De um modo geral, o programa COST tem vindo a propiciar o estabelecimento de redes de excelência, abertas e inclusivas, nos diversos domínios científicos, constituindo-se como uma plataforma onde indivíduos e ideias podem crescer e criar ligações de e para todo o mundo. Tem contribuído decisivamente para o processo de internacionalização da pesquisa e da inovação, bem como para a cooperação em ciência e tecnologia à escala mundial.

A rede intergovernmental COST é composta por 40 membros (Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Macedónia do Norte, Moldávia, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia), um membro colaborador (Israel) e um membro parceiro (África do Sul). 

Saber mais

 

 

 

De momento, o CECC está integrado na seguinte COST Action: 

 

CECC COST Action-famílias transnacionais

CA21143: Transnational Family Dynamics in Europe (TraFaDy)

(de 3.10.2022 até 2.10.2026)

O principal objetivo desta Ação é colocar em diálogo investigadores e empreendedores, afetos a diversas disciplinas e de diferentes países, para partilha de pontos de vista sobre as chamadas transnational families (TNF) ou famílias transnacionais - um fenómeno social em crescimento e rápida mudança. Durante os quatro anos do projeto, a equipa irá monitorizar as tendências atuais em campos como migração, tecnologia e política, esperando, assim, aprofundar e alargar o conhecimento existente sobre as TNF.

A Ação está subdividida em 4 grupos de trabalho temáticos (working groups - WGs), cada qual dedicado a áreas críticas a nível da investigação, da prática e da ação política: 

  • WG 1: Manutenção dos laços de parentesco nas famílias transnacionais numa era global e digital;
  • WG 2: Integração da perspetiva das crianças e jovens vulneráveis na acção e nas políticas sociais;
  • WG 3: Direitos sociais e proteção social das famílias transnacionais;
  • WG 4: Saúde e bem-estar das famílias transnacionais;
  • WG 5: Progresso metodológico;
  • WG 6: Recomendações claras e tangíveis para os parceiros e para os decisores políticos.

O investigador do CECC Carlos Barros assume a co-liderança do grupo WG 4, tendo sido nomeado para o cargo pela FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Conta com o apoio da Universidade Católica Portuguesa para a prossecução dos trabalhos.

Saber mais

Website
 

 


 

Os investigadores do CECC têm também vindo a participar noutras Ações COST no decurso da última década:

Ações COST passadas

 

Próximos Eventos

09
Maio
09:00
03
Jun
09:00