
O grupo Media Narratives and Cultural Memory (MNCM) estuda o modo como os media, tanto nos seus formatos estabelecidos como nos emergentes, (re)criam e disseminam narrativas que simplificam os fenómenos sociais, políticos e culturais, assim impactando o processo de criação de sentido entre diversos públicos.
A pesquisa desenvolvida pelo grupo segue uma abordagem transnacional, transcultural e transmediática, sob o propósito de analisar, por um lado, como a nossa perceção do passado é o resultado de processos de mediação e, por outro, como o nosso entendimento do presente é estruturado por narrativas dos media que fazem com que o passado se torne presente e que modelam a nossa apreensão do que marca a contemporaneidade.
Os investigadores do MNCM têm estado envolvidos em projetos relacionados com o papel dos media na promoção e na formação de identidades transnacionais e de memórias transculturais, nomeadamente no projeto Connecting the Wireless World: writing global radio history, financiado pela Fundação Leverhulme; no COST Action NEP4DISSENT- Research on East European Cultures of Dissent; e no projeto Entangled Media Histories, financiado pela STINT-the Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education. Têm-se dedicado, também, à análise de como a mudança no seio dos sistemas mediáticos tem vindo a alterar quer os processos de criação de narrativas, quer os de disseminação dentro dos e entre os meios de comunicação social. A título de exemplo, o CECC fez parte do projeto COMPACT–Social Media and Convergence, inserido no Horizonte 2020, que visou gerar consciência quanto à forma como as redes sociais e o fenómeno da convergência estão a modificar não só a maneira de o cidadão comum aceder às notícias e a outras narrativas mediáticas, mas também o modo como as (re)interpreta.
No período de 2018-22, será dedicada uma atenção particular a atividades de formação em investigação científica. Em 2019, foi inaugurada a Lisbon Winter School for the Study of Communication, organizada em parceira com a Annenberg School for Communication da Universidade da Pensilvânia, a Universidade de Tampere e a Universidade Chinesa de Hong Kong. A Lisbon Winter School pretende reunir, anualmente, alunos de doutoramento e investigadores seniores, que irão debater, a uma escala global, metodologias e teorias, com o intuito de se fomentar o avanço da pesquisa sobre narrativas mediáticas e memória cultural.
A equipa de investigadores:
- Camila ARÊAS
- Nuno Goulart BRANDÃO
- Rui BRÁS
- Catarina Duff BURNAY
- Naíde Müller CALDEIRA
- Nuno CONDE
- Manuel COUTINHO
- Rita CURVELO
- Rita FIGUEIRAS
- Inês MIGUEL
- Ester MINGA
- Paulo MONTEIRO
- Filipe RESENDE
- Jessica ROBERTS
- Pedro Peres RODRIGUES
- Gonçalo Pereira ROSA
- Rogério SANTOS
- José Miguel SARDICA
- João SIMÃO
- Eduardo Cintra TORRES
- Gaspare TRAPANI
- Catarina VALDIGEM
- Inês Espada VIEIRA