A Perspetiva Antropológica da Família

6 ECTS / Semestral / Português
  • Promover o diálogo entre a Psicologia e a Antropologia, com o objetivo de apresentar um largo espectro de realidades para o estudo da família, ampliando as visões da organização familiar, relações de parentesco, estruturas domésticas e a conexão comunidade-família.
  • Adquirir conhecimentos e competências que preparem para trabalhar com pessoas de diversas origens geográficas e culturais e para entender os seus valores, atitudes, expectativas e comportamentos relacionados com o domínio da família e com as interações família-comunidade.
  • Compreender o papel da família – nas suas diferentes organizações familiares - como estrutura fundamental de todas as sociedades humanas.
  • Reconhecer as especificidades étnicas das expectativas relacionadas com a família nas diferentes áreas da vida humana.
  • Analisar criticamente o papel da família na socialização e educação das crianças, no atendimento das necessidades emocionais e cognitivas humanas básicas, e no fortalecimento social.

Docentes

Professor Associado
Professora Associada, Coordenadora da Área científica de Psicologia, membro do Conselho de Direção do Católica Research Centre for Psychological, Family and…
Professor Auxiliar
Doutorada em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP). Professora auxiliar na FCH. Cocoordenadora da…