Novo livro: História do Jornalismo Radiofónico em Portugal

Terça-feira, Julho 19, 2022 - 12:07

CECC-História do jornalismo radiofónico em Portugal

Nelson Ribeiro, investigador do CECC e docente da Universidade Católica Portuguesa, e Ana Isabel Reis, investigadora do CITCEM e docente da Universidade do Porto, coordenaram e publicaram o livro História do Jornalismo Radiofónico em Portugal: dos primeiros noticiários aos anos 90 (ICNOVA, https://doi.org/10.34619/vfxc-dqut, ISBN 978-989-9048-25-6).

A obra reúne um conjunto de contributos sobre o tema, que abarcam o período entre a emergência dos primeiros programas informativos, no final de 1920, e a segunda fase de liberalização do setor da rádio, no início dos anos 90. Acima de tudo, os trabalhos permitem-nos compreender como foi demorado o estabelecimento do jornalismo enquanto campo autónomo no interior das estações e lenta a evolução dos diferentes géneros jornalísticos no contexto da rádio em Portugal.

Palavras-chave: Emissora Nacional, Fernando Pessa, ensino do radiojornalismo, história do jornalismo, rádios piratas, rádios regionais, TSF

PDF (em português europeu)

Out