FCH-Católica abre ano letivo com atividade solidária na Comunidade Vida e Paz

Terça-feira, Setembro 5, 2023 - 15:57
Atividade solidária 2023

A 1 de setembro, a Faculdade de Ciências Humanas recebeu os novos alunos de licenciatura naquela que será a sua casa ao longo de, pelo menos, 3 anos.

O dia iniciou-se com as sessões de boas-vindas com os coordenadores de curso e com uma visita-guiada pelo campus. Na parte da tarde, teve lugar uma atividade solidária no Centro da Quinta do Espírito Santo, da Comunidade Vida e Paz, em Sobral de Monte Agraço.

A atividade solidária iniciou com uma breve explicação da diretora, Vanda Cardoso, sobre o Centro da Quinta do Espírito Santo e o seu enquadramento na sociedade.  De seguida, os novos alunos foram integrados nas várias atividades planeadas, no qual puderam contribuir para a colheita de fruta, reabilitação do terreno, triagem e organização de donativos de roupa e livros, entre outras. A atividade terminou com um momento de partilha de experiências entre alunos e utentes provenientes de situações de vulnerabilidade social.

A Comunidade Vida e Paz, tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, tem como fim ajudar pessoas em situação de sem-abrigo com adições e comorbilidades associadas, e capacitá-las social e profissionalmente com vista à sua integração na sociedade.

A FCH reuniu cerca de 200 novos alunos de cinco diferentes cursos para esta atividade anual de responsabilidade social, «FCH Solidária – O Outro em Nós», que visa promover o convívio entre a comunidade académica e, simultaneamente, contribuir para um bem maior.